Pages

quinta-feira, 11 de novembro de 2010


     A "Psicoadaptação " dos profissionais da saúde me assusta!! Estão tao acostumados em ver pacientes morrerem  , que esquecem de VER  que o Paciente é uma Pessoa!!! Que tem sentimentos,que não está ali porque quer,que está assustado pedindo ajuda... E esta é a função do Profissional da área da saúde : AJUDAR !!
Acredito que por defesa os profissionais dessa área se colocam na defensiva,como se fossem os "Donos da verdade", por estudarem o corpo humano... Mas vejamos,  o corpo humano como conhecemos é assim desde a época de Hipócrates ...e foi no nosso século que descobriram as células tronco... Páre e pense, se compararmos aos avanços tecnológicos,as
descobertas médicas são primárias...
    Os alunos dos cursos da Saúde recebem seus diplomas e junto com eles a autorização para matar...porque se erram, o que acontece ? O Paciente morre, encerra-se a vida e a relação com sua família...quem sofre pelo erro do profissional da saúde ? E eu não me refiro apenas aos médicos, mas  de todos os profissionais da área da saúde. Por exemplo, se uma enfermeira erra na dosagem da medicação e o paciente vem a falecer, o que acontece ? Ela é processada por Homicídio Culposo ? E o Hospital  será  processado por Homicídio Doloso ,  por ter  contratado uma pessoa inadequada ? E falando nisso, o que acontecerá com a familia de Tubarão-SC, que sofre por ter seu bebê, de apenas três anos, morto após receber a medicação de uma enfermeira ? A vida deste bebê, que poderia ter crescido com saúde, se formado, ter tido filhos... A vidinha dele se foi... Isso  abala toda a sociedade , não atinge só essa família. Atinge todos nós!!!  Precisamos fazer alguma coisa !!!!
Como o proprio nome já diz, os " Profissionais da Saúde" precisam merecer seus registros !!
O CRM  precisa implantar uma  uma prova, como a OAB ,e só exercerá a profissão quem tiver conceito A na prova. Desta maneira se beneficiam os bons profissionais e seus os pacientes !!
Os nossos governantes implantaram o ATO  Médico ! Agora implantem a prova do CRM !!!!
Saude e qualidade no atendimento dos serviços , todos nós merecemos!!!
E para os profissionais que esqueceram, segue  O juramento de Hipócrates, que é feito pelos médicos no ato de sua formatura :


Cquote1.svg Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higéia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.
Cquote2.svg
Hipócrates
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Juramento_de_Hipocrates

1 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente, acredito que o exercício de qualquer profissão deveria estar atrelado à provas contínuas de demonstração de competências e aptidões. E tais provas só são necessárias devido à má qualidade das Universidade que aprovam aluno que pagam rigorosamente ás mensalidades mas que não possuem senso ético ou habilidade técnica para o exercício da profissão.

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Entre Flores e Borboletas.... Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Download Royalty free images without registering at Pixmac.com